quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alongamentos !!!

                                                                            Pescoço:
Ombro-Braço:


Costas-Região Lombar:




Antebraço-Mão:




Postura incorreta :





Que é L.E.R?

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos. A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER. Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, sindrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

O caso do corte de cana !

 Relatamos abaixo, como exemplo, o caso do corte manual da cana-de-açúcar.O desenvolvimento da L.E.R. em algumas categorias profissionais tem relação com os estudos científicos de Armstrong (apud Oliveira, 1991), o qual demonstrou que o risco de tendinite de mãos e punhos em pessoas que executam tarefas altamente repetitivas e forçadas é 29 vezes maior do que em pessoas que executam tarefas lentas, pouco repetitivas e forçadas.
A postura corporal do cortador de cana é de constante flexão de tronco, e intensa utilização da musculatura dos braços e punho. A contração abrupta e desordenada das grandes massas musculares podem originar forças de grandes intensidades que causam lesões nas estruturas do corpo, levando ao aparecimento de dores e conseqüentemente inflamações que levam o funcionário a adoecer (Procana.com).
O conjunto de medidas como o uso dos equipamentos de proteção, alimentação no campo, alojamentos em condições favoráveis, higiene, participação dos resultados e ginástica laboral fazem do cortador de cana um funcionário motivado para desenvolver sua função, com isso melhorando a qualidade da mão de obra e do produto.

Onde mais dói

Fases da doença

Se a doença for identificada nesta fase, caracterizada por algumas pontadas, pode ser curada facilmente.


Dor mais intensa, porém tolerável, mais localizada, acompanhada de calor e formigamento.

Nem o repouso consegue, nesta fase, fazer com que a dor diminua por completo.
Incapacidade para certas funções simples.

Dores insuportavesi e só pioram tornado a parte afetada dorloria, sem força e deformada. O paciente tem depressão, ansiedade, insônia e angústia.
A doença já não tem mais cura.

Quais as doenças decorrentes de esforços repetitivos?

         São diversas, a saber as mais comuns são,


    1. tenossinovites 2. tendinites 3. epicondilite 4. síndrome do tunel do carpo 5. bursites 6. dedo em gatilho 7. sindrome do desfiladeiro toracico 8. síndrome do pronador redondo 9. mialgias 

Quais as possíveis causas das lesões por esforços repetitivos?

    Podemos citar entre tantas outras, 1. posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável 2. atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos, 3. posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações, 4. repetição de um mesmo padrão de movimento 5. tempo insuficiente para realizar determinado trabalho com as mãos. 6. jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos. 7. atividades esportivas que exijam grande esforço dos membros superiores. 8. compressão mecânica das estruturas dos membros superiores. 10. ritmo intenso de trabalho 11. pressão do chefe sobre o empregado 12. metas de produçao crescente e pre-estabelecidas 13. jornada de trabalho prolongada 14. falta de possibilidade de realizar tarefas diferentes 15. falta de orientação de profissional de segurança e ou medicina do trabalho 16. mobiliário mal projetado e ergonomicamente errado. 18. postura fixa por tempo prolongado 19. tensão excessiva e repetitiva provocada por alguns tipos de esportes 20. desconhecimento do trabalhador e ou empregador sobre o assunto

Exercícios para Lesão Por esforço Repetitivo

Alongamento/aquecimento

Além dos tratamentos comuns como fisioterapia (a base de ultra-som) e acumpultura em alguns casos. O exercício feito normalmente é de alongamento. Onde é a lesão? pulsos?...basta alongar-se. conte até 30 com os braços e punho alongado umas 3 vezes ao dia e sempre antes de tocar (se você é músico) e uns 10 minutos após terminar.
Gelo sobre o local lesado também funciona bastente.
A inflamação normalmente acontece por uma falta de preparo nos tendoes, entao eles inflamam, quando inflamam se contraem. Por isto alongamento funciona bastante.


Exercício físico é a melhor saída, natação, algum exercicio, nao muito puchado, mas que lhe de um certo preparo.

Qual a diferença entre LER e DORT?

LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT. 

A quem a LER ataca? A LER é contagiosa?

    As principais vítimas são digitadores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho. Não é contagiosa, pois não é causada por bactérias, fungos ou virus, mas sim por movimentos repetitivos.